Único no Mundo

Desde a descoberta de 200 cepas de Jampal em 2007, a Manzwine tem vindo a multiplicar materiais e a plantar novas vinhas, apostando na conjugação perfeita entre o terroir de Cheleiros e desta variedade para produzir aquele que é ainda hoje o ÚNICO VINHO DO MUNDO certificado como 100% Jampal!
A produção tem vindo a aumentar a pouco e pouco com o aumento da área plantada, sem comprometer a qualidade e o perfil!
Dependendo da colheita a produção pode variar entre as 5000 e as 9000 garrafas, cuidadosamente distribuídas pelos 26 países em que é comercializado, quase sempre em restaurantes e garrafeiras de topo, para um cliente que gosta de vinhos únicos e diferenciados.

A descoberta da Jampal

André Manz comprou uma vinha abandonada em Cheleiros para fazer vinho para si e para os seus amigos. Um projeto comercial estava longe das suas ambições na altura.
Na primeira visita à vinha com enólogo e agrónomo, descobriram-se 200 cepas de uma variedade que ninguém foi capaz de identificar… com ajuda de técnicos do Instituto da Vinha e do Vinho identificou-se o nome da variedade: JAMPAL!
“é uma autóctone portuguesa característica aqui da região, mas foi abandonada porque não era rentável… muito sensível, exige uma poda mais onerosa e produz pouca quantidade… mais vale apostarmos apenas nos tintos e esquecer isto.”
André respondeu que não precisava de muito vinho e que gostava de experimentar a vinificar essa casta. Assim começou a viagem…

Um vinho único

O único vinho no mundo feito 100% com a casta Jampal. Devido à enorme qualidade vínica desta casa, o resultado só poderia ser fantástico. Untuosidade e bom corpo harmonizados por uma acidez firme, num conjunto fresco, aromático, persistente e envolvente.
Considerado por Julia Harding entre os 50 melhores vinhos de 2010. A insigne crítica de vinho britânica compara-o a um “delicado Gewürz” no nariz, com melhor acidez e mais citrino, remetendo na boca para um “Chenin do Loire”. O nome Dona Fátima é uma singela homenagem à sogra do André, Fátima do Carmo.

A revelação

Palavra passa palavra e foi aumentando a curiosidade sobre qual o resultado desta uva que ninguém conhecia e que, de acordo com o IVV, nenhum outro produtor vinificava em varietal… embora pudesse existir misturado em vinhas velhas…
Finalmente o vinho estava pronto e o resultado começou a surpreender todos!! A forma como os fósseis marinhos e as conchas que estão no solo das encostas de Cheleiros se repercutia no vinho era algo de fabuloso, mas ao mesmo tempo a pouca produtividade das vinhas garantia uma profundidade e uma elegância que tornavam o vinho um caso sério…
Motivado pelos técnicos do IVV, enólogos e amigos André Manz percebeu que tínhamos descoberto algo e apostou na identificação das cepas mais saudáveis para multiplicação de materiais, com vista à recuperação desta casta!

O Reconhecimento

Não tardou muito para o Buzz em torno desta (re)descoberta começar a chegar a críticos nacionais e internacionais, mas foi em 2011 que Julia Harding MW distinguiu o nosso Dona Fátima 100% Jampal como um dos 50 Melhores Vinhos de Portugal (entre brancos, tintos, roses, Porto, Moscatel, Espumantes…) e catapultou internacionalmente a casta Jampal.
Desde então que sommeliers e críticos de vinho de todo o mundo têm enaltecido a elegância, o carácter, a honestidade de terroir, a qualidade do nosso Dona Fátima 100% Jampal e a coragem da ManzWine por apostar na recuperação de um património vitivinícola português que estava à beira do desaparecimento.

Destaques Internacionais

Slide Liz Thach, MW
Wine review How A Nearly Extinct Portuguese Wine Grape Was Rescued By A Soccer Player
Slide Ellie Douglas
Digital Editor - Decanter Jampal: Portugal’s near-extinct grape – ask Decanter
Slide Sarah Ahmed
Wine Writer Blend De Guardar Redes a Guardar Jampal: Os Vinhos de André Manz
Slide Sarah Ahmed
Decanter Magazine, Portugal Expert & DWWA Regional Chair for Portugal Portugal: whites to excite
Slide Dave McIntyre
Dave McIntyre writes about wine weekly Manz, Dona Fátima, Jampal 2015
Slide Gilmours
Top 20 Manz Wine Dona Fatima Lisboa Jampal 2019
Slide Raymond Chan
Wine review Dona Fatima – The Only Wine In The World Made From 100% Jampal
Slide Cameron Douglas
Wine review Dona Fãtima Jampal 2019, Cheleiros, Lisbon, Portugal

Newsletter

Assine a nossa newsletter para saber novidades e tenha 15% de desconto na 1ª compra.